sexta-feira, 18 de junho de 2010

Doação em Ação

Minha primeira postagem é uma explicação rápida sobre doação de sangue.
Aproveitar para convidar todos que visualisarem este blog -los a serem um doador de sangue.
Sempre achei muito especial esta ação, desde que minha mãe precisou de sangue vi o quanto essa ação é importante, sou doadora ativa desde os 18 anos e procuro ser uma pessoa adequada a prestar este serviço a favor do proxímo. Não custa nada e os bancos de sangue estão sempre precisando!

Esclarecimentos básicos, o ser humano está dividido em quatro diferentes grupos sanguineos. 

Tabela de compatibilidade de doaçãoSão eles:

 - Grupo A (possui antígeno A)
- Grupo B (possui antígeno B)
- Grupo AB (possui antígeno A e B – Receptor universal)
- Grupo O (não possui antígeno – Doador universal)

Tabela de compatibilidade de doação
Ao necessitar de uma transfusão o paciente deve receber o sangue referente ao seu grupo sanguíneo, caso contrário os Antígenos geram Anticorpos resultando na aglutinação do sangue. Isso pode provocar a obstrução dos vasos sanguíneos e, consequentemente a morte. 
Um fato curioso é o Grupo AB que é conhecido como Receptor Universal, pois possui os dois antígenos (A e B) e não reage aos demais grupos. Já o Grupo O por não possuir antígenos é compatível a todos os grupos sanguíneos, e por isso é conhecido como Doador Universal.
 Além disso, os grupos são subdivididos em dois, conforme o fator Rh que pode ser Positivo (+) ou Negativo (-). O Rh Pos possui antígeno D e o Rh Neg não possui antígeno, sendo assim, é aplicada a mesma regra do grupo AB e O respectivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário